Skip to main content

Ao longo de décadas as autoridades governamentais da área de saúde criaram normas e regulamentos, de modo a estabelecer o que pode ou não ser adicionado aos alimentos e medicamentos, para que os consumidores tenham a garantia de estar recebendo produtos confiáveis e seguros.

Para cuidar dessa tarefa de extrema importância foram criadas também as instituições regulatórias governamentais, especificamente dedicadas à saúde e segurança dos consumidores, como também para garantir que os alimentos, bebidas e medicamentos que estes desejam consumir cumpram plenamente com os benefícios que as empresas alegam. Para atingir tais objetivos, as instituições regulatórias exercem um forte e necessário controle dos produtos colocados no mercado, fiscalizando as indústrias de alimentos e bebidas para garantir que os padrões de segurança e controle de qualidade sejam seguidos, desde a matéria-prima até o produto que chega ao consumidor.

No Brasil, as principais autoridades regulatórias do setor de alimentação são a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o DNPM, Departamento Nacional de Produção Mineral.