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TENDÊNCIAS DE CONSUMO DAS BEBIDAS PLANT-BASED INDUSTRIALIZADAS

Em 2016, o estudo Brasil Beverage Trends 2020 destacou o crescimento do segmento de bebidas substitutas ao leite e às bebidas lácteas de modo geral. De acordo com o estudo “outrora um mercado dominado pela bebidas de soja, outras bebidas similares oriundas de diversas fontes vegetais disputam, hoje, a preferência dos consumidores, com produtos à base de arroz, aveia, amêndoas, coco, girassol, macadâmia, linhaça, castanha-de-caju, pistache, avelã, tremoço e cânhamo”. As tendências de consumo das bebidas plant-based são analisadas com base em quatro macrotendências destacadas no estudo Brasil Beverage Trends 2020: Personalização e Experiência, Nutrição e Funcionalidade, Sustentabilidade e Engajamento, e Evitação e Purificação.

PERSONALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA

A macrotendência Personalização e Experiência, de modo geral, “representa a busca por produtos mais adequados às necessidades e desejos individuais, que sejam identificados conforme os valores pessoais e o estilo de vida de cada um”.

Especificamente, compreende tendências do consumo de bebidas como o interesse por novas experiências sensoriais, a busca por produtos com qualidade aprimorada e a valorização de atributos complementares ao sabor, com destaque para o conteúdo nutricional e sustentabilidade.

Em relação às bebidas plant-based, pesquisas recentes evidenciam a importância de as empresas inovarem para deixar as suas características sensoriais mais próximas das preferências dos consumidores, bem como para atingir um perfil sensorial mais próximo do leite de origem animal, principalmente para os consumidores flexitarianos.

NUTRIÇÃO E FUNCIONALIDADE

A macrotendência Nutrição e Funcionalidade, de modo geral, representa “o desejo dos consumidores de incrementar a qualidade da dieta, seja para prevenir doenças ou melhorar o desempenho do organismo”, gerando um aumento da demanda por bebidas que “agreguem atributos positivos para a nutrição, inclusive se direcionando para segmentos específicos como a nutrição infantil, da mulher, do idoso, de esportistas etc.”, e por bebidas com alegações funcionais.

SUSTENTABILIDADE E ENGAJAMENTO

A macrotendência Sustentabilidade e Engajamento, de modo geral, “significa a valorização crescente pelos consumidores de bebidas com atributos relacionados à sustentabilidade, e ainda pelo seu engajamento no consumo consciente e responsável”. Especificamente, compreende tendências do consumo de bebidas que proporcionem a diminuição de pegadas de carbono, com ingredientes orgânicos ou locais, além da crescente valorização da transparência das empresas quanto à postura ética, aos ingredientes utilizados e processos de fabricação.

EVITAÇÃO E PURIFICAÇÃO

A macrotendência Evitação e Purificação, de modo geral, “manifesta-se na preocupação do consumidor com saúde e segurança que o leva, por exemplo, a moderar ou excluir produtos muito calóricos” e “evitar o consumo excessivo de sódio e a rejeitar bebidas com ingredientes e substâncias interpretados como nocivos ou perigosos” como, por exemplo, aditivos artificiais, edulcorantes e lactose. Especificamente, compreende tendências do consumo de bebidas percebidas como mais puras, naturais e autênticas, com ingredientes conhecidos e em número reduzido.