Skip to main content

Iogurtes

A pesquisa do Ital revelou que os iogurtes industrializados comercializados no Brasil são compostos, majoritariamente, por matérias-primas alimentícias comuns usadas na elaboração de iogurtes em outros lugares, na sua maior parte disponíveis no varejo para venda ao consumidor. De modo geral, o LEITE é o ingrediente principal, devendo compor pelo menos 70% de base láctea. Os demais ingredientes, inclusive os usados nos preparados e caldas, não podem ultrapassar 30%, conforme a legislação vigente.

LEITE

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: Todos os iogurtes (150 produtos) utilizam o leite como principal ingrediente: Integral (70 produtos), Semidesnatado (19) e Desnatado (97).
  • Nos preparados e caldas: 1 produto utiliza leite em pó integral.

O QUE É e os MOTIVOS para usar LEITE:

Leite de vaca integral, semidesnatado ou desnatado (líquido, em pó, reconstituído, pasteurizado ou UHT) e alguns produtos são elaborados com leites de outros animais (ovelha, cabra etc.). É a base tradicional do iogurte, tendo excelente qualidade e densidade nutricional, fonte de cálcio e de outros minerais, como fósforo e potássio e também de vitaminas. Possui proteínas e gorduras de alto valor biológico e é fonte de energia por conter cerca de 5% de lactose.

Observações

O leite é comercializado em pó ou na forma líquida original ou reconstituído a partir do leite em pó, sendo pasteurizado ou UHT. Quanto ao teor de gordura, pode ser integral (com, no mínimo, 3% de gordura), semidesnatado (de 0,6 a 2,9%) e desnatado (até 0,5%). O leite e seus derivados (iogurtes, queijos, manteiga, creme etc.) são muito versáteis, estando presentes em um número enorme de produtos.

FERMENTOS LÁCTEOS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: Todos os produtos utilizam fermentos lácteos.
  • Nos preparados e caldas: Nenhum produto utiliza o ingrediente.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar FERMENTOS LÁCTEOS:

São bactérias láticas utilizadas pela indústria de laticínios para a elaboração de iogurtes, queijos e outros produtos fermentados, que transformam a lactose presente no leite em ácido lático, que precipita a caseína (proteína do leite) e deixa o produto com a textura gelatinosa.

Observações

No caso dos iogurtes, o fermento lático é composto pelas bactérias lácticas Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrüeckii subsp. Bulgaricus, que possuem uma temperatura ótima de crescimento de 40 a 45 °C.

GORDURAS LÁCTEAS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: creme de leite é usado em 37 produtos.
  • Nos preparados e caldas: nenhum produto utiliza o ingrediente.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar GORDURAS LÁCTEAS:

A gordura de origem lática ou creme de leite é constituída de triglicerídeos, compostos por ácidos graxos ligados ao glicerol. A fração de gordura do leite serve de veículo para as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), colesterol e outras substâncias solúveis em gordura, como os carotenoides (provitamina A), que dão ao leite sua cor amarelo-creme.  Utilizadas para aumentar teor de gordura do produto; contribuir nas características sensoriais (textura, sabor e cremosidade)

Observações

Em iogurtes só é permitido o uso de gorduras de origem lática. Outro ácido graxo presente no leite é o ácido linoleico, composto de cadeia insaturada, que possui uma família de isômeros com o nome de conjugados do ácido linoleico (CLA), aos quais são atribuídas propriedades funcionais.

AÇÚCAR

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: 75 produtos usam açúcares (líquido, calda de açúcar).
  • Nos preparados e caldas: 62 produtos usam açúcares cristal, mascavo, líquido, xarope ou invertido.

O QUE É e os MOTIVOS para usar AÇÚCAR:

Açúcar refere-se à sacarose, extraída da cana e da beterraba e comercializada na forma sólida e líquida. São carboidratos simples (mono ou dissacarídeos), sendo fontes de energia para os organismos. Utilizado para adoçar o produto, mas também dar ao produto outras características como agregar corpo, sabor e aroma.

Observações

O açúcar mais utilizado pela indústria é a sacarose, isolada da cana ou beterraba.

MEL

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: 1 produto utiliza mel.
  • Nos preparados e caldas: 16 produtos têm mel adicionado.

O QUE É e os MOTIVOS para usar MEL:

Mel é o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas. Utilizado para adoçar o produto, com a substituição ou redução do açúcar.

Observações

Os açúcares glicose e frutose são as substâncias mais presentes no mel.

FRUTAS, VEGETAIS E DERIVADOS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: nenhum produto utiliza os ingredientes.
  • Nos preparados e caldas: 85 produtos utilizam frutas, outros vegetais e derivados como ingredientes opcionais: frutas, frutas em cubo ou em pedaços (45 produtos), polpas de frutas (36), sucos de frutas (23), cenoura (2), cacau (2), uva passa (1), gengibre (1).

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar FRUTAS, VEGETAIS E DERIVADOS:

Frutas (morango, coco, mamão, ameixa, pêssego, maracujá, mirtilo e etc)  e vegetais (cenoura) usados em várias formas (ralado, picado, em pedaços, polpa, suco etc.) como alternativas para produzir tipos, sabores e texturas diferentes de iogurtes; enriquecer os iogurtes; incorporar fibras e nutrientes.

Observações

Frutas e vegetais são fontes naturais de fibras dietéticas, sais minerais e vitaminas e contêm pouca gordura.

CEREAIS/GRÃOS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: nenhum produto utiliza o ingrediente.
  • Nos preparados e caldas: 13 produtos utilizam cereais e derivados como ingredientes opcionais: farinhas e farelos de arroz, cevada e trigo (6 produtos), flocos de aveia, trigo, cevada (3), fibra de milho e de trigo (4), centeio (2), linhaça em grãos (2), cereal a base de arroz (1).

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar CEREAIS/GRÃOS:

São grãos (centeio, arroz, milho, aveia, soja, trigo sarraceno, espelta, amaranto etc.) usados em várias formas (farelo, flocos, fécula, fibras, farinha etc.) como alternativas para produzir tipos, sabores e texturas diferentes de iogurtes, como os multigrãos, e para enriquecimento  e incorporação de fibras e nutrientes.

Observações

Grãos de cereais contêm carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sais minerais e vitaminas. Os carboidratos variam de 78 a 83%, mas são usados em quantidades relativamente pequenas nos iogurtes.

SEMENTES

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: Nenhum produto utiliza o ingrediente.
  • Nos preparados e caldas: 4 produtos usam sementes.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar SEMENTES:

Sementes de chia, linhaça, abóbora, girassol etc, usadas em várias formas (farelo, flocos, fécula, farinha etc) como alternativas para produzir tipos, sabores e texturas diferentes de iogurtes, como os multigrãos, e para enriquecimento e incorporação de fibras e nutrientes.

Observações

Sementes são fontes naturais de fibras, sais minerais, vitaminas e gorduras insaturadas. Algumas são também ricas em proteínas.

AMÊNDOAS E CASTANHAS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: nenhum produto utiliza o ingrediente.
  • Nos preparados e caldas: 2 produtos usam amêndoas e castanhas, 1 produto utiliza amendoim.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar AMÊNDOAS E CASTANHAS:

São oleaginosas, sementes ricas de óleo (nozes, castanhas, avelã, amendoim, amêndoa, macadâmia, pistache, entre outras), utilizadas como alternativas para produzir tipos, sabores e texturas diferentes de iogurtes, como os multigrãos, e para enriquecimento e incorporação de fibras e nutrientes.

Observações

Castanhas e amêndoas contêm gorduras insaturadas, proteínas, fibras, vitaminas, especialmente E e do complexo B, antioxidantes e minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio.

CACAU, CHOCOLATE E DERIVADOS

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: nenhum produto utiliza o ingrediente.
  • Nos preparados e caldas: 2 produtos usam cacau.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar CACAU, CHOCOLATE E DERIVADOS:

Cacau comercializado em várias formas (em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, liquor de cacau). A partir do cacau, são produzidos vários tipos de chocolate, comercializados em várias formas (em pó, gotas de chocolate). Utilizados como alternativas para produzir tipos diferentes de iogurtes e para enriquecimento e incorporação de fibras e nutrientes.

Observações

O cacau possui alto teor de polifenóis, também chamados de compostos fenólicos, compostos que têm propriedades antioxidantes e aos quais são atribuídos vários benefícios à saúde.

CALDA DE CARAMELO

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: nenhum produto utiliza o ingrediente.
  • Nos preparados e caldas: 1 produto utiliza calda de caramelo.

O QUE É e os MOTIVOS para usar CALDA DE CARAMELO:

Calda formada a partir do aquecimento da mistura de água com sacarose, utilizada para dar cor, sabor e textura desejada para o preparado/calda do iogurte.

Observações

No processo de obtenção da calda de caramelo, à medida que o açúcar derrete ocorrem várias reações químicas que levam à produção de compostos que lhe dão a cor e o sabor característicos do caramelo.

OUTROS INGREDIENTES

Na amostra de 150 iogurtes analisados em um estudo do Ital:

  • Na massa: 3 produtos adicionam água ou suco de maçã.
  • Nos preparados e caldas: 89 produtos adicionam água.

O QUE SÃO e os MOTIVOS para usar OUTROS INGREDIENTES

Utilizados água e suco de maçã. A água é adicionada para reidratar produtos lácteos em pó quando usados em substituição aos líquidos ou para ajustar o teor de sólidos. O suco de maçã é usado para reduzir o teor de açúcar adicionado ou aumentar o teor de sólidos.