Skip to main content

ORIGENS DAS PIZZAS INDUSTRIALIZADAS

Na história da alimentação é recente o tipo de pizza nos moldes atuais. Estima-se que o tipo de pizza coberta com tomate, pepperoni e queijo tem apenas 100 anos, aproximadamente, mas a ideia básica da pizza, na verdade, remonta a milhares de anos.

O consumo do pão sem fermento ( flat bread) tem registro há mais de 10.000 anos. No Egito antigo era consumido um pão do tipo Baladi, elaborado de forma rudimentar, com farinha de vários tipos de grãos. Este pão podia ser polvilhado com sementes ou com coberturas mais substanciosas, em preparações culinárias similares às pizzas (PERRY, 1991).

Em 1843, a obra Le Corricolo, de Alexandre Dumas, descreve um tipo de pizza consumida pela população mais pobre, em Nápoles, Itália, pelo seu baixo custo e capacidade de prover um bom café da manhã ou mesmo alimentar uma família inteira (LEE, 2018). Era um tipo de massa achatada coberta com ingredientes
diversos como tomate, queijo, bacon, óleo, entre outros (DUMAS, 1843).

No Brasil, final do século XIX, imigrantes italianos começam a vender pedaços de pizzas nas ruas. Em 1910, foi criada a cantina Santa Genoveva (PRIMEIRA…, 2012) e, em 1924, a cantina Castelões, ambas no bairro do Brás, na cidade de São Paulo.

Em 1995, com nova tecnologia para deixar a pizza congelada mais crocante após de assada, foi lançada a pizza DiGiorno rising crust. A DiGiorno é considerada, atualmente, amarcamais vendida no mundo (KOERNER, 2004).

No Brasil, atualmente, estima-se que mais de 35 mil pizzarias produzam acima de 1 milhão de pizzas diariamente. Apesar disso, o mercado de pizzas congeladas pode ser consideradoainda recente eemevolução, em comparação compaísesmais desenvolvidos, onde ocorre forte concorrência com diversos fabricantes e elevada diferenciação dos produtos. Criada em 1944, somente em 1964 a empresa Sadia entra no segmento de alimentos semiprontos e congelados (NOSSA…, s.d.).

Conheça o estudo completo sobre Pizzas Industrializadas!