Na indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas, especificamente, a redução do uso de água tem recebido especial atenção nas políticas de sustentabilidade.
Além da redução do uso de água em suas unidades, as indústrias têm realizado esforços para estimular a redução nas cadeias produtivas e nas regiões onde atuam, por exemplo, na preservação de mananciais.
Apesar de o Brasil parecer ter uma posição privilegiada em relação ao resto do mundo, por ter uma grande quantidade de recursos hídricos renováveis, o uso eficiente da água é um problema que tem gerado políticas públicas e iniciativas dos setores produtivos e da sociedade para reduzir perdas e ser mais eficiente no uso da água, de modo a garantir o abastecimento desse recurso essencial para a saúde e a qualidade de vida das gerações futuras. No setor de alimentos e bebidas, esse é um tema de grande relevância, considerando que, em determinados segmentos de negócio, ocorre o uso intensivo de água.
Confira mais dados sobre a EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA na produção dos alimentos industrializados:
- Confira ações das indústrias para aumento da eficiência no uso da água, no hub Indústria de Alimentos 2030
- Veja a publicação “Guia sobre Economia Circular de Água”, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID).