A vida moderna depende dos alimentos e bebidas industrializados. Estão presentes em todas as refeições e lanches, nas comidas e bebidas servidas em festas e outros eventos.
No café da manhã, por exemplo, além das frutas, estão presentes industrializados como frios, pães, bolos, cereais matinais, sucos, chocolate em pó etc. Nos almoços e jantares, industrializados são indispensáveis como os óleos vegetais, azeites, temperos, molhos, queijos, creme de leite, sucos, refrigerantes etc. Os alimentos industrializados marcam presença em aniversários, casamentos e outros eventos. Diversos alimentos e bebidas industrializados compõem as refeições de hospitais, escolas, Forças Armadas, viajantes etc. Pescados e bacalhau na Semana Santa, ovos de chocolate e colombas na Páscoa, bombons no Dia das Mães e Dia dos Namorados, açúcar, amendoim e salsichas nas Festas Juninas, carnes congeladas, frutas secas e panetones no Natal e Ano-Novo.
Confira mais dados sobre a presença dos alimentos industrializados nas PREPARAÇÕES CULINÁRIAS TRADICIONAIS:
- Confira a importância dos alimentos industrializados na dieta dos brasileiros, capítulo 11 da publicação Alimentos Industrializados, do Ital.
- O chocolate é um exemplo de alimento industrializado utilizado em diversas preparações culinárias nos lares, confeitarias, padarias e restaurantes: bolos, brownie, tortas, brigadeiros, trufas, bombons, mousse, pudim, suflê, fondue, sorvete, petit gateau, cookies, pavês etc.