A produção industrial em pequena escala é considerada um instrumento de inclusão social para os produtores da agricultura familiar, tanto para sua subsistência quanto para o aumento da renda, portanto, um importante mecanismo para o desenvolvimento econômico e a redução da pobreza em regiões vulneráveis.
O programa da FAO “Accelerator for Agriculture and Agro-industry Development and Innovation (3ADI+)” apoia a industrialização de produtos agrícolas de forma que tenha impactos sociais e ambientais positivos, incluindo melhora da segurança alimentar e nutricional, e redução da pobreza.
Confira mais dados sobre a industrialização de alimentos como MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL:
- Confira produtos industrializados da agricultura familiar no website Vitrine da Agricultura Familiar, iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
- Conheça o “Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável”, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do Governo do Estado de São Paulo.
- Veja a publicação “Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar”, do Programa de Agroindustrialização da Agricultura Familiar.