O desconhecimento de um tipo de ingrediente não determina se um alimento é bom ou ruim
Como existem centenas de aditivos aprovados para uso, é natural que a maior parte dos consumidores não conheça cada um deles. Na verdade, é importante que os consumidores conheçam quais são os aditivos e saibam que todos eles foram estudados, testados e aprovados para uso, sendo portanto seguros. Além disso, por exigência legal, os ingredientes e aditivos utilizados nos alimentos processados precisam ser obrigatoriamente declarados nos rótulos dos produtos, usando os termos técnicos ou códigos também especificados por normas. Os termos técnicos ou códigos podem soar estranho, mas isso não tem qualquer associação com segurança ou saudabilidade dos alimentos que os contêm.
Diante dos mitos e preconceitos relacionados aos ingredientes e aditivos alimentares é necessário oferecer mais informações à sociedade sobre essa terminologia que é corriqueira no setor de alimentos, mas ainda pouco conhecida pelos consumidores.
Confira mais dados sobre os nomes dos ingredientes usados nos alimentos industrializados:
- Os estudos do Ital, sobre os ingredientes declarados nos rótulos de vários alimentos industrializados, relacionam os nomes de cada um.
- Os nomes dos ingredientes utilizados pelas indústrias.