Diversas ações ilustram os esforços das indústrias na promoção do fornecimento sustentável dos ingredientes que compõem os produtos alimentícios industrializados.
Mais do que atender a normas e legislação, essas iniciativas, sejam internas às empresas, sejam realizadas por meio de parcerias, sinalizam o desenvolvimento de uma nova filosofia de relacionamento com os fornecedores de ingredientes.
Criada em 2002 por grandes indústrias do setor, a plataforma Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI) destina-se a compartilhar conhecimento e melhores práticas com foco no desenvolvimento da agricultura sustentável. Além dos padrões da SAI, existem outros com os quais as empresas costumam pautar suas iniciativas, tanto para a agricultura sustentável de modo geral (Ex.: UTZ Certified, Rainforest Alliance, Fair Trade International, Global GAP etc.) como para obtenção de forma sustentável de matérias-primas específicas utilizadas pelas indústrias, tais como café (Ex.: Common Code for the Coffee Community – 4C), cacau (Cocoa Life), açúcar (Ex.: Bonsucro), soja (Ex.: Round Table on Responsible Soy – RTRS) e óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RPSO).
Confira mais dados sobre a SUSTENTABILIDADE DOS INGREDIENTES na produção dos alimentos industrializados:
- Confira ações das indústrias para sustentabilidade dos ingredientes, no hub Indústria de Alimentos 2030.
- Veja a publicação “Como as empresas vêm contribuindo para as metas globais de biodiversidade”, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
- Veja a publicação “Indicadores de Biodiversidade GRI – Análises e propostas do setor empresarial”, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).